Missa Nova (ordinária)

MISSA NOVA
(Missal do Papa Paulo VI)

A Missa Nova é o rito da Missa promulgado pelo Papa Paulo VI, em 1969. Também é chamada de Missa do Papa Paulo VI, Novus Ordo Missae (N.O.M.)




Missa Nova devidamente celebrada em latim com o celebrante voltado para o crucifixo








     Neste Vídeo vemos a missa no rito ordinário sendo celebrada em latim e de frente para o crucifixo no altar, mas o rito ordinário (missa nova)teve como  principais mudanças percebidas pela assembléia o fato de que a Missa passou a ser celebrada na língua vernácula (na língua local) e o sacerdote não estaria mais de de frente para o crucifixo e sim de frente para o povo.
     A Missa Nova surge em um tempo onde vale a participação no Mistério. Compreende-se melhor algo, quando você se torna participante e não mero ouvinte ou assistente.
     A Missa Nova pode ser celebrada em latim(língua litúrgica) com o padre de frente para o povo. mas é muito mais comum ser celebrada na língua vernácula. Portanto é mito a história de que o latim foi retirado da Missa Nova ou até tenha sido proibido como alguns mal intencionados chegaram a propagar, na verdade o latim continua sendo a língua litúrgica mesmo no rito moderno o que há é uma exceção que permite que seja usado a língua vernácula nas missas.
     Não há missa mais ou missa menos, missa é missa seja no rito ordinário seja no rito extra ordinário ambas tem o mesmo valor cada uma com sua beleza que lhe é peculiar. A missa Nova tem sim sua beleza e seu sentido sagrado e litúrgico, se celebrada conforme o missal, o problema maior da Missa Nova são os chamados abusos litúrgicos. A Missa Nova tem um chamado a uma participação maior do povo no rito o que é bom, porém muitos abusam desta participação colocando no rito coisas que não constam na Instrução Geral do Missal Romano, e a isso se dão as criticas e não ao rito moderno como consta no missal.