quarta-feira, 22 de setembro de 2010

COMO EXERCER A DIFÍCIL ARTE DE EDUCAR?

Como educar os filhos? Essa é uma pergunta que é objeto de estudos até por cientistas, hoje infelizmente devido a vida moderna os pais muitas vezes deixam ao cargo de professores de creches, babás, e afins o trabalho da primeira educação da criança e isto a primeira vista pode-se ver como um mal necessário mas que pode a longo prazo ser muito prejudicial a formação Psico-Social da criança. Minha intenção com este texto é fazer um apanhado de observações a cerca do que se refere a como educar a criança.
Já é sabido dos cientistas que o desenvolvimento do Cérebro é um fenômeno intrigante e complexo, trata-se da formação da mais espetacular estrutura existente, que se auto regula se auto programa, é incrível como um tecido orgânico consegue, ser responsável por emoções, por gravar imagens, odores, decifrar ondas audiovisuais, regular todo um conjunto de organismos, ser uma incrível industria química, produzindo uma gama incrível de substancia químicas para seu perfeito funcionamento e funcionamento do corpo, mas estes aspectos do cérebro são aspectos biológicos obtidos pelas cargas genéticas dos pais, exite no entanto um aspecto do cérebro que não está diretamente ligado a carga genética mas aos estímulos recebidos por ele durante seu desenvolvimento e pelas experiencias vividas por este cérebro que o definirão como um ser único dente toda a multidão de povoa o planeta. Estes estímulos e experiencias vão moldar a nova personalidade que estará ligada ao universo em que o indivíduo vive. Existe um termo usado na medicina cientifica que é: “use-o ou perca-o” este termo é usado para definir a fase do desenvolvimento do cérebro em que ele cria as conexões nervosas necessárias para a vida do individuo este fenômeno acontece durante toda nossa vida toda experiencia que vivemos de uma forma ou de outra esta experiencia modifica nosso cérebro por isso que quando deixamos de fazer algo por muito tempo perdemos a habilidade de fazê-lo, pois o cérebro ao perceber que não há necessidade de manter este complexo nervoso no qual não usamos mais ele é desativado, priorizando aquele que se usa com frequência.
E o que isso tem haver com a pergunta inicial do texto? Bem como refleti no inicio muitas vezes a modernidade nos impõe a necessidade de delegar a outros a tarefa de educar nossos filhos e como vimos a personalidade de um individuo depende das experiencias e estímulos pelas quais passa o indivíduo para que o cérebro molde o novo ser. Claro que há peculiaridades inerentes a carga genética mas a forma na qual o mundo é mostrado a criança irá moldar sua forma de ser adulta. Vê-se muitos exemplos de crianças com complexos e traumas devido a experiências e estímulos que contribuíram para tal quadro e esta observação nos convida a algumas reflexões: Como é o mundo que meu filho está inserido? Como é a interação ao redor dele? O que ele vê e o que ele escuta? A quais estímulos ele está sendo exposto? Eu costumo imaginar o cérebro de uma criança no seu inicio de vida como um gravador em branco ligado 24hs tudo que lhe é mostrado ele grava e tudo que ele vê e ouve nos primeiros anos de vida torna-se parte do inconsciente e que tais experiencias e estímulos gravados no inconsciente e que servirá como uma base na qual é construído o consciente pessoal. Logo percebe-se que para um bom consciente é necessário um bom inconsciente e embora tenhamos controle da construção do consciente não temos controle sobre a construção do inconsciente.
O consciente é construído a partir de nossas escolhas, de nossas necessidades e desejos as quais temos controle. Mas para definir-mos nossas escolhas, necessidades e desejos é necessário que haja em nosso inconsciente uma construção de uma idéia de necessidade e de desejável, e isso já foge do controle consciente devido ao fato de que o inconsciente é moldado a partir das experiencias e estímulos que vivemos os quais não temos controle. Um exemplo disso é que uma criança que nos seus primeiros anos de vida vive uma realidade onde os pais brigam, se espancam, se xingam, isso gera uma experiencia de vida na criança onde esta realidade passa a fazer parte de seu inconsciente e quando esta criança for fazer uso de sua consciência na fase adulta irá buscar no seu inconsciente a base para formação de sua idéia, de como tratar sua esposa, agindo assim de forma consciente a partir de uma realidade vivida na infância na qual ele não teve controle.
Então a personalidade é moldada a partir da ralidade vivida pela criança. E esta realidade é formada pelas pessoas que o cercam, aforma dessas pessoas se relacionarem é que servirá de parâmetro para a construção da forma da criança se relacionar com as pessoas, mas infelizmente um grande número de crianças devido a ausência dos pais estão sendo criados sem parâmetros para formar suas formas de se relacionarem com as pessoas tendo que construírem suas personalidades a partir de vivencias e estímulos alheios à realidade dos pais, como a realidade da babá, da ralidade da creche onde a relação é de forma impessoal e/ou mercadológica e o pior de tudo a partir de experiencias mostradas por desenhos animados cada vez mais violentos e musicas cada vez mais de cunho erótico. Lembra-se do “use-o ou perca-o” pois o cérebro a parti da exposição sistemática das crianças a violência por meio de jogos e desenhos animados e musicas de cunho erótico irá fazer com que o cérebro desta criança desenvolva as conexões que irão dar prioridade a estes estímulos e perderão a capacidade de ver a prática da violência como algo indesejável e que deva ser evitada.
Então para que eu tenha exito na a criação de meu filho é necessário que eu tenha controle do que ele vive, vê, ouve. Filtrar as experiencias para que ele desenvolva sua personalidade livre de estímulos que marcarão seu inconsciente de forma a prejudicar sua forma de ver e interagir com o mundo. Então educar uma criança implica em propiciar a esta criança experiencias a partir de uma vivencia livre de fatores que prejudicam o bom entendimento de um lar onde os pais vivam em harmonia, pois a criança necessitará não apenas de um lar livre de maus estímulos mas de uma realidade onde lhe transmita a segurança necessária para que a mesma se aventure de forma segura a desbravar o novo universo que a criança ao nascer passa a estar inserida.
 Autor: Ciro Rocha

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